_Comecemos pela primeira epístola de João, o apostolo do amor, no cap 2, ver. 1 e 2.
Aqui ele trata do pecado do crente, num primeiro estágio e do pecado do mundo em geral, num segundo estágio. E ele afirma, inspirado pelo Espírito Santo, que Jesus Cristo é a propiciação pelos pecados de todo o mundo. Em Rm 3:21-26, onde Paulo vai dizer que “todos pecaram”, ele começa, no entanto, dizendo no (ver. 22) que a justiça de D”us pela fé em Jesus Cristo é para todos os que crêem, porque não há distinção, pois todos pecaram, e destituído estão da glória de D”us. Ora, o raciocínio do escritor inspirado pelo Espírito Santo é que, se todos pecaram e se e estão destituídos da glória de D”us, todos precisam de oportunidade de salvação, que é a justiça de D”us pela fé em Jesus Cristo (Rm 3:21-22).
Segundo o texto da 1ª carta de João cap. 2 ver. 2, quantos receberam o perdão de seus pecados? Resposta: todo o mundo. E de acordo com Romanos 3:23, “todos pecaram”, quantos podem ser justificados gratuitamente? Resposta: todos que exercitarem sua fé em Jesus Cristo.
Será que há limitação?
Propiciação.
É alguma coisa que leva alguém, a perdoar uma ofensa recebida, ou a proceder misericordiosamente para com o ofensor.
2 vezes Jesus e chamado de “ a propiciação pelos nossos pecados”(1João 2:2 e 4:10); e Paulo fala da “redenção que há em Cristo Jesus, a quem D”us propôs, como a propiciação” (Rm 3:24,25).
Deste modo, a propiciação requerida pela justiça de D”us é manisfestada em Cristo Jesus pela misericórdia de D”us. Obs: A palavra usada em Rm 3:25 significa “lugar ou instrumento de propiciação” , e em Hb 9:5 é traduzida por “propiciatório”.
Vamos entender o Propiciatório.
A palavra hebraica é kapporete. Tem sido muito discutido se kapporete significa uma lâmina para cobrir um lugar, ou o trono da misericórdia divina, ou a propiciação.
O objetivo indicado (Ex 25:17-22 e 37:6-9) era uma lâmina retangular de ouro, colocada sobre a arca da aliança, tendo dobre ela de um lado e de outro um querubim de ouro.
No dia da expiação era o propiciatório aspergido com sangue das vítimas oferecidas pelo pecado (Lv 16:14-15). Era de cima do propiciatório que D”us promrtia ouvir o povo e falar com ele (Ex 25:22 compara com Num 7:89). A palavra grega usada na versão dos Setenta e no Novo Testamento é literalmente “ o propiciatório” (Cf Rm 3:25, onde o termo hebraico se acha traduzido por “propiciação”).
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.